segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Dia da Navegação no Rio São Francisco

Bom Dia galerinha...

Como foi o final de semana de vocês????

Sabem que dia é hoje??

Dia da Navegação no Rio São Francisco...

Então... vamos aprender um pouco hoje a história desse rio de grande história, e é claro, separei dois poemas que fazem homenagem a esse imenso rio...

Apreciem sem moderação...







rio São Francisco é um importante curso de 

água que percorre 2.830 km no território

brasileiro, é popularmente chamado de Velho

Chico.

Esse rio brasileiro nasce no estado de Minas

Gerais, na Serra da Canastra, e sua nascente 

está situada a uma altitude de 1.200 metros.



O rio, em seu percurso, corta áreas 

influenciadas por diferentes climas, 

vegetações e relevos, sendo utilizado com 

fonte hídrica para a geração de energia em 

cinco usinas hidrelétricas.

Nas áreas próximas às nascentes e à foz, as 

chuvas são relativamente abundantes, já nos 

outros pontos, o clima é muito seco.


Usina Hidrelétrica de Três Marias

Em toda sua extensão, conta com um total de 

168 afluentes, sendo 90 na margem direita do 

rio e 78 na margem esquerda. O rio possui uma 

enorme importância econômica, social e 

cultural para os estados cortados por ele.

Em diversos trechos, o São Francisco oferece 

condições de navegação, desse modo, as 

principais cargas transportadas são de 

cimento, sal, açúcar, arroz, soja, madeira e 

gipsita, incluindo o transporte de pessoas, 

sobretudo de turistas.

Suas águas são usadas para o turismo, lazer, 

irrigação, transporte, entre outros, 

desempenhando um importante papel 

socioeconômico para os estados e, 

principalmente, para as cidades em sua margem.



Primeiras Navegações

HISTÓRICO
Uma expedição confiada por Tomé de Souza, 

então governador do Brasil, a Francisco 

Bruzza 

de Espiñosa marcou, sob o ponto de vista da 

navegação do Rio São Francisco, a primeira 

viagem histórica da qual se tem notícia. A 

entrada, formada por doze homens, partiu de 

Porto Seguro, em março de 1554, devassou os 

sertões sanfranciscanos atingindo um dos 

afluentes do São Francisco em sua margem 

direita, por ventura o Jequitaí, por onde 

puderam chegar ao “grande rio”, um ano e meio 

depois, tendo a primazia de sulcar suas águas 

em seu médio curso. Com canoas construídas 

por 

eles próprios a partir de recursos locais, a 

expedição desceu algumas léguas pelo rio com a 

intenção de se retornar a Bahia. Desistiram, 

porém, dessa idéia, atravessando por terra, 

desde o São Francisco ao rio Verde, até 

passar 

para a bacia do rio Pardo, por onde desceram 

até o mar.Nesta mesma época, nas águas do São 

Francisco, os índios provenientes dessa 

região 

já se utilizavam de canoas como meio 

transporte e pesca.


Cidade da Barra - BA



A partir do século XVII, a medida em que 

progredia a conquista do litoral e 

posteriormente dos sertões por homens brancos 

e mestiços que implantavam as atividades 

agropecuárias na região, crescia 

necessidade 

de se ter uma via de transporte menos 

trabalhosa e arriscada que os caminhos 

terrestres. Assim, os colonizadores passaram 

a compartilhar o tráfego fluvial com os 

elementos indígenas. Muitos destes já haviam 

tido longos contatos com os europeus, o que 

propiciou a divulgação de conhecimentos 

desenvolvidos sobre a arte de navegar, dando 

forte impulso à navegação no médio São 

Francisco.Os indígenas não se interessavam 

pelo transporte de carga. Foi a partir do 

elemento civilizado que surgiram as 

embarcações de maior capacidade, destinadas 

ao transporte de cargas.

Surgiram assim os ajoulos, formados pela 

junção de duas ou mais canoas, suportando um 

estrado de madeira, sobre o qual se arrumavam 

as mercadorias. Apareceram as balsas e as 

próprias canoas melhoraram sensivelmente sua 

confecção, oferecendo maior segurança, maior 

aproveitamento da capacidade e melhor 

conforto.As embarcações de maior porte, 

conhecidas no Rio São Francisco pela 

denominação de barcas, somente surgiram ali 

em fins do século XVIII.

Em fins do século XIX, deu-se o início da 

navegação a vapor no Rio São Francisco. A 

iniciativa da construção do primeiro navio a 

vapor que sulcou as águas do “grande rio”, 

numa esplêndida demonstração prática das 

grandes possibilidades oferecidas por aquela 

artéria fluvial, partiu do então Presidente  

de Minas Gerais, Joaquim Saldanha Marinho. O 

vapor “Saldanha Marinho” foi adquirido e 

montado em Sabará (MG) e, em março de 1869, 

realizou sua primeira viagem experimental nas 

águas do Rio das Velhas. Em fevereiro de  

1871, ele entrava como pioneiro no Rio São 

Francisco, cursando vitoriosamente suas águas 

no trecho entre a barra do Rio das Velhas,  

até a vila da Boa Vista, situada abaixo de 

Juazeiro.


Eclusa de Sobradinho



Encomendado no Rio de Janeiro, pelo o 

então Presidente da Bahia, Souza Dantas, o 

vapor de ferro “Presidente Dantas” foi 

lançado 

nas águas do São Francisco em julho de 1872, 

junto às barrancas de Juazeiro. Este foi 

utilizado em 1879 na exploração do verso 

médio 

do rio e, em 1883 em diante, teve relevante 

contribuição nos trabalhos de desobstrução  

das cachoeiras.

Desde então a navegação a vapor e, mais 

recentemente, a navegação a diesel, vem se 

realizando no curso médio do rio e seus 

afluentes.

As “Gaiolas”, velhos navios a vapor com roda, 

remanescentes do Mississipi, trafegaram até 

meados dos anos 70. Atualmente, só resta um 

dos velhos “Gaiolas”, o vapor Benjamim 

Guimarães.

Os “Comboios”, integrados com empurradores, 

correspondem atualmente ao equipamento de 

transporte comercial que se utiliza da 

Hidrovia da Rio São Francisco.


Fonte: http://www.ahsfra.gov.br


               
Agora dois lindos poemas: 




O Rio São Francisco
Por: Graciele Castro

Eu sentada naquele lugar

e vendo o rio correndo 

conforme a velocidade da natureza! 

Dei alguns passos e comecei a falar versos 

rumo 

acompanhava, 

O Rio São Francisco é a beleza da vida 

O Rio é a beleza de Petrolina e o 

Sentir um forte abraço de 

uma rocha que estava no meio do rio

vendo aquilo me sentir feliz.

e mais versos, senti apaixonada pelo rio.

Fiquei com um brilho!

Esse brilho

eu não podia nem olhar para o sol,

pois ele podia ficar com inveja!

Andando naquele lugar, sem ter destino e nem 

mais naquele momento a felicidade me 

e o Rio São Francisco é um dos mais belo lugar.

O Rio São Francisco é a felicidade no olhar

O Rio São Francisco é a minha alegria.

Então chegou o cansaço me sentei

no banco e a tarde caio e vir a 

coisa mais linda o por-do-sol.

Então meus problemas acabaram e

vir que água é importante.

Andei,

sorrir, chorei, compreendi e amei. 

encanto de Juazeiro.

Fico me sentindo poetisa mai vivo da 

Poesia. 






Cidade de Ibiai - MG



Rio São Francisco

Por: José Luiz Felipe Donato


 O Velho Chico é mineiro...

Nasce na Serra da Canastra,

em São Roque de Minas.

E pelo estado da Bahia, ele passa...

fazendo divisa com Pernambuco

 e dividindo Sergipe e Alagoas

e por fim, abraça o Oceano Atlântico.

Mas, em Juazeiro para as pessoas...


é que localiza a sua extensão navegável,

incluindo Pirapora , Petrolina e Piranhas.

Como fonte de vida e riqueza...

O Velho Chico me ganha.

Também conhecido como algo “Rio-mar”,

ele não pode mais o interior alagar,

ou a sua transposição falada,

não pode em nada, muito ajudar...

pois,  o lamento das águas

são as barragens no sertão.

Água muito pobre e clara,

causando a eutrofização.

Sem uma vazão ecológica,

lá se vão as piracemas.

E este modelo atual de predador,

faz com que a vazão seja pequena...

e as águas do mar vão sobre rio adentro.

Apenas o velho farol resiste,

com a diminuição da vazão do rio,

Cabeço, povoado, não mais existe.

Erosão nas margens do rio,

com quedas de barrancas,

contínuo assoreamento e

água branca, enfraquecido...

o rio torna-se sem vida

a sua biota fluvial sem alimentos.

Demanda da produção elétrica

no Velho Chico em sofrimento...

produz barragem sedimentada

que define a sua atual vazão.

Só maldade, com o Velho Chico..!

Isso dá no coração.






É isso aí pessoal... Este foi o assunto de hoje.  Espero que tenham gostado!!!

Surpresas virão por aí... Estou preparando muitas coisas interessantes para vocês!!!


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Um grande abraço a todos... Um otimo inicio de semana...

Fui... Até a próxima!!!

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