sábado, 10 de dezembro de 2016

Dia Universal do palhaço

Salve galera!! 
Hoje é o Dia Universal do Palhaço. Então vamos conhecer um pouco a história de como eles surgiram e é claro algumas poesia relacionada a ele que nos trazer sorrisos e alegrias....

Poesia de Abegair Vieira "O Palhaço Poeta
Poesia: Viva o Palhaço



História do Palhaço

De artistas de rua a conselheiros dos reis, eles ocuparam as mais diversas posições, nas diferentes civilizações em que os encontramos. Conheça um pouco da história desses cuja missão é fazer rir.
O mais antigo palhaço conhecido foi um pigmeu que fingia ser o presidente da corte do Faraó Dadkeri-Assi da quinta dinastia egípcia. Ele era um tipo de bobo da corte da antiguidade.

No Oriente

Os palhaços desempenharam um importante papel na vida religiosa das sociedades asiáticas.
Na Índia os épicos “Ramayana” e “Mahabárata” tinham a maioria dos seus diálogos interpretados em Sânscrito, que era a língua dos deuses, reis, generais, ministros e sábios. Viduska, um palhaço que era o criado e confidente do herói da história falava em Pratik, a língua da população em geral.
Nas cortes da China os palhaços tinham muito prestigio, podiam inclusive influenciar nas decisões importantes do Imperador. Nesse país os palhaços também estavam presentes nos teatros e nas cerimônias religiosas.
Na Malásia os palhaços utilizavam máscaras para se apresentar. Elas continham bochechas e sobrancelhas enormes, além de cores carregadas e um turbante. Os palhaços eram chamados de “P’rang”.

Na Grécia

máscaras-ouroOs palhaços eram conhecidos a mais de 2000 anos e faziam parte das apresentações teatrais. Após as peças consideradas sérias, os palhaços apresentavam a sua versão da história. Na paródia, os heróis eram considerados como idiotas. O herói mais visado era Hércules, para os palhaços, as façanhas do semideus eram obra do acaso e não da força de Hércules.

Na Idade Média

Nos finais da Idade Média, os palhaços apareceram como profissionais cômicos que viajavam pelas cidades, eles começaram a imitar os palhaços e bobos da corte. Nesse período surgiu um dos mais conhecidos tipos de palhaço: o Arlequim.
Os palhaços contavam histórias, cantavam baladas, eram mímicos, equilibristas, acrobatas, malabaristas. Não por acaso, eram os artistas principais das companhias de arte.
O Bobo da Corte, ou Bufão, teve origem nesse período. Eram chamados bobos porque se faziam de tolos para provocar o riso dos espectadores. Entretanto, eram os únicos que podiam caçoar dos reis e da aristocracia sem sofrer represálias.

Nos Circos

Cartaz de circo do início do século XX
Cartaz de circo do início do século XX
Os primeiros circos surgiram em meados do século XVIII, criados por Philip Astley, um jovem sargento. No princípio os circos incluíam apenas apresentações eqüestres, com o passar do tempo foram incluídas apresentações mais divertidas. Mais tarde Joseph Grimaldi, introduziria mudanças que mudariam a figura do palhaço. O palhaço branco, ou clown teve






Teatro Biriba - Poesia do Palhaço



TESTAMENTO DO PALHAÇO

O Amor e o Palhaço

Deixo como herança: as cores do meu amor, a alegria do meu sorriso, o exemplo da minha dedicação e lágrimas de emoção. 

Deixo, também, a minha graça, pois sei que sem ela não há palhaço e nem palhaçada. 

Ah, ia me esquecendo: para meu respeitável público deixo o meu nariz de palhaço.

Com amor, uma eterna gargalhada na sua lembrança!


Poema coração de um Palhaço

Palhaço Furreka



Nenhum comentário:

Postar um comentário