quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

História de Três Lagoas

História de Três Lagoas/MS

Salve galerinha!!! 
Para voltar com tudo o Blog nada mais justo de uma série de matérias sobre nossa querida cidade né? 
Esta será a primeira de uma série de matérias falando sobre a história, ecoturismo, arquitetura e monumentos históricos de nossa Três Lagoas.

Espero que gostem!!!



A história de Três Lagoas começou em 1829 com a entrada do sertanista Joaquim Francisco Lopes, de acordo com relatos no Instituto Histórico Brasileiro. Explorações completas foram realizadas na região entre 1830 e 1836. Os primeiros posseiros de terras foram Januário José de Souza, Inácio Furtado, Januário Garcia Leal, Francisco Lopes, Gabriel Lopes, José Lopes e Antonio Gonçalves Barbosa. 

A Guerra do Paraguai fez com que os exploradores recuassem após avançarem o Rio Pardo, no rumo do Vacaria e do Brilhante. O fim do combate os trouxe de volta ao Vacaria.

Em 1885, Protázio Garcia Leal, apossa-se da região do “Piaba”; Nícésio Ferreira de Melo se estabelece no Rio Verde; No Ribeirão do Campo Triste destacou-se Antônio Ferreira Bueno, que batizou o local de Serrinha, onde hoje localiza-se o Distrito de Garcias; Antônio Paulino toma posse em águas do Campo Triste. 
Nesta época já havia o destacamento do Governo Imperial em Itapura, às margens do rio Tietê, entretanto a comunicação com os sertanistas do Mato Grosso era inexistente.

No ano de 1888 o Capitão Joaquim Ribeiro da Silva Peixoto comandava a guarnição de Itapura, composta por 40 homens escolhidos. Um deles, João Elias, iniciou uma investida na Barra do rio Sucuriú, acima da corredeira do Jupiá. Mais tarde Elias convenceu Protázio Garcia Leal a estabelecer comércio em Itapura. 
Já em 1889, o comércio de sal e mercadorias via rio Tietê o fez “descobrir” as três lagoas. 

Naquela época a venda dos produtos já atraía posseiros e criadores de gado à região. A posse da Fazenda das Alagoas foi então dada a Antônio Trajano dos Santos que se estabeleceu próximo a maior das três lagoas. O então fazendeiro doa uma parte de suas terras para a formação do “Patrimônio de Santo Antônio das Alagoas”, em homenagem ao santo de sua devoção.

A República contribuiu para que diversas pessoas se estabelecessem às margens dos rios que banham a região, como Sucuriú, Rio Verde, Rio Pardo e Rio Paraná.
Anos depois o Governo do Estado doa 3.600 hectares de terra, anexados à Fazenda das Alagoas e o povoado recebe o nome de “Vila de Três Lagoas”. Em 1915 o território é separado política e administrativamente se Santana de Paranaíba, atual município de Paranaíba, e surge a cidade de Três Lagoas. 





Formação Administrativo 


O distrito de Três Lagoas foi criado pela Lei estadual nº 656, de 12 de junho de 1914. 


A Lei estadual nº 706, de 15 de junho de 1915, criou o Município, com território desmembrado do de Santana do Paranaíba, instalado a 8 de agôsto seguinte, completando agora o seu meio século de existência. 

A cidade surgiu a 19 de outubro de 1920, com a elevação da então vila de Três Lagoas (Resolução estadual nº 820) a esta categoria. 

Até 1936 só havia um distrito quando passou a ter 8 distritos: Três Lagoas (sede), Água Clara, Alto Sucuriú Xavantina, Vila dos Garcias, Xavantes, Véstia e Sucuriú. 

A partir de 1943, decreto-lei n.° 545, de 31 de dezembro, Três Lagoas começa a perder território para formar novos Municípios, com o desmembramento de terras dos distritos de Água Clara e Xavantina para compor o Município de Ribas do Rio Pardo. Em 1948, o seu distrito de Alto Sucuriú perde território para o Município de Camapuã. A 1.° de dezembro de 1953 perde os distritos de Água Clara e Alto Sucuriú para formarem o Município do primeiro nome. Em 1961 em face da Lei estadual n.° 1 501, de 12 de julho, foi criado o distrito de Brasilândia, em seu território. A divisão territorial do Estado, vigorante no quinquênio 1964/68, compõe Três Lagoas com os distritos da sede, Guadalupe do Alto Paraná (ex-Véstia) , Arapuá, Ilha Comprida e Garcias. Os distritos de Xavantina e Brasilândia foram desmembrados para formarem o Município com a denominação deste último topônimo. 

Pela Lei Estadual nº 725 de 20-06-1987, o distrito de Vicentina foi desmembrado do município de Três lagoas e elevado à categoria de município. 

Em 2007, Três Lagoas compõe de quatro distritos: Arapuá, Garcias, Guadalupe do Alto Paraná e o Distrito Sede. 






História de Antônio Trajano dos Santos


Antônio Trajano dos Santos nasceu no ano de 1854 em Ventania, município de Passos - MG. Chegou à Província de Mato Grosso aos 16 anos.

Fixou-se inicialmente no Campo Triste, cuja moradia era chamada de “Retiro das Telhas”, com sua esposa Maria Lucinda Garcia de Freitas. Mais tarde muda-se para a região do Palmito e lá permanece até 1893.

Neste mesmo ano Antônio Trajano adquire a posse da Fazenda das Alagoas de Cândido Roldão e João Elias. As terras possuíam três grandes lagoas e ele ergue sua primeira residência, conhecida como “Laranjal”, às margens da maior delas.

Naquela época, o futuro fundador de Três Lagoas cedia uma pequena faixa de terra a todos os peregrinos dispostos as se estabelecerem por ali. Esta atitude, somada ao sucesso da criação de gado fez com quem um povoado começasse a surgir ao redor da propriedade de Trajano.

No início do século, entre 1902 e 1905, cerca de 700 pessoas se estabeleciam nos arredores da Lagoa Maior. Já havia alguns estabelecimentos comerciais. Diversas benfeitorias surgiram em função da venda de gado, considerado o primeiro ciclo econômico da região.

Antônio Trajano era católico e devoto de Santo Antônio. A devoção fez com que ele doasse uma parte de sua propriedade para a formação do Patrimônio de Santo Antônio das Alagoas, primeiro nome da futura cidade. Mais tarde, no local onde antes havia uma capela dedicada ao Santo Antônio foi construída uma igreja, a “Igrejinha de Santo Antônio”. 

As obras da estrada de ferro Noroeste Brasil, iniciadas em 1909 e concluídas dois anos depois marcaram o começo do segundo ciclo econômico local.
O Governo do Estado anexa 3.600 hectares de terra à Fazenda das Alagoas, devido ao aumento crescente de novos moradores. O povoado recebe então o nome de Três Lagoas, com, aproximadamente 1.200 moradores. Em junho de 1914 o povoado é elevado a distrito.

Antônio Trajano falece em 24 de junho de 1935, aos 81 anos de idade e é sepultado na Fazenda “Córrego Fundo”, próximo ao local onde se localiza hoje o Distrito de Garcias.


Coronel Antônio Trajano Pereira dos Santos
Antônio Trajano dos Santos
Coronel
Vida
Nome completoAntônio Trajano Pereira dos Santos
Nascimento1854
Passos
Morte24 de junho de 1935;
Alto Sucuriú
NacionalidadeBrasil brasileiro
Dados pessoais
EsposaMaria Lucinda Garcia De Freitas

É isso aê galera!!!

Essa foi a primeira de várias matérias sobre nossa cidade.   
Espero que tenham gostado.
Quer mostrar seu talento aqui no Blog??
Entrem em contato pelo whats e mostre sua poesia, sua pintura, seu artesanato, sua musica. Qualquer que seja seu talento!!
(67)99236-9698

Me sigam no facebook
Acompanhem meu canal no youtube
E a fan page do Canal no Face




Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário